13 de outubro de 2025

Estudo da Unifesp alerta sobre venda informal de bebidas alcoólicas no Brasil

13 de outubro de 20251min14
thumbnail_image
Segundo o LENAD 3, 23,3% dos brasileiros compram bebidas “bem abaixo do preço normal”, muitas vezes em locais sem fiscalização, como lojas de conveniência, camelôs, padarias e aplicativos.

A pesquisadora Clarice Madruga, da Unifesp, alerta que a falta de controle favorece bebidas falsificadas e casos de intoxicação, como os recentes com metanol.

O estudo também mostrou que 3 em cada 4 adolescentes (74,7%) que tentaram comprar álcool não foram barrados por idade, revelando falhas graves na fiscalização.

O relatório reforça a urgência de políticas públicas que controlem a venda informal, limitem promoções e reduzam o acesso de menores ao álcool.

Texto completo: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/10/233-dos-brasileiros-costumam-comprar-bebidas-alcoolicas-abaixo-do-preco-diz-estudo-da-unifesp.shtml


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content