9 de outubro de 2025

Entenda os efeitos do metanol e os riscos da intoxicação

9 de outubro de 20252min72
baixados (23)

O metanol, também conhecido como álcool metílico, é uma substância altamente tóxica, proibida em bebidas, mas infelizmente encontrada em casos de adulteração alcoólica. Mesmo em pequenas quantidades, pode causar cegueira, danos neurológicos e até a morte.

A intoxicação por metanol se diferencia de uma ressaca comum principalmente pelos sintomas visuais, como visão turva, flashes de luz e perda parcial da visão, que podem surgir horas após a ingestão.

O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, pois quanto antes for feito, maiores são as chances de reversão dos danos. Hospitais têm tratado casos suspeitos de intoxicação alcoólica com alta prioridade, devido ao aumento de ocorrências em todo o país.

No texto completo, você vai entender:

Qual a diferença entre metanol e etanol (álcool das bebidas)?
Por que o ácido fórmico, produto da metabolização do metanol, é tóxico ao corpo?
Como ocorre a eliminação da substância?
Como identificar sinais precoces da intoxicação?

Leia o texto completo no link: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/10/entenda-os-efeitos-do-metanol-e-o-que-acontece-a-cada-hora-apos-a-intoxicacao.shtml

Foto por Folha de São Paulo

Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content