Drogas podem causar cegueira

29 de junho de 20162min17
3b10c44dc76c17cf0577b80e082aa191

EBC / Agência Brasil

acesse o áudio:

 
Segundo levantamento da Unifesp mais de seis milhões de brasileiros já experimentaram cocaína ou derivados ao longo da vida
 
Na semana do Dia Mundial de Combate as drogas, um levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou o Brasil como segundo maior consumidor mundial de cocaína e derivados. Segundo o levantamento, mais de seis milhões de brasileiros já experimentaram cocaína ou derivados.
 
Em entrevista ao programa Revista Brasil, o oftalmologista Hilton Medeiros explicou que as drogas, além de provocarem dependência, danos neurológicos e prejuízos sociais, também afetam a visão, podendo levar à cegueira total e parcial.
 
O oftalmologista explica ainda que a maconha pode induzir ao aparecimento de glaucoma agudo, que é a elevação do fluxo sanguíneo do olho. “Pessoas que já tem propensão podem desenvolver crises de glaucoma agudo naquele momento”, diz oftalmologista.

 
 

Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content