Dr. Ronaldo Laranjeira é presenteado com o exemplar da Revista VIVÊNCIA – Tema: “Responsabilidade”

5 de abril de 20179min1
b2d95f73c4f495ae1c52e235867d8a9f

*Por Adriana Moraes

Foi com muita satisfação que na última sexta-feira (31/03/2017) o psiquiatra **Dr. Ronaldo Laranjeira recebeu a equipe da Revista VIVÊNCIA, representada pelo digníssimo Dr. Mário Sérgio Sobrinho membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, que atualmente faz parte da Diretoria de Alcoólicos Anônimos (A.A.) do Brasil como custódio não alcoólico. Laranjeira foi presenteado com a Edição nº 166 – Tema: “Responsabilidade”.

A Revista VIVÊNCIA é uma publicação da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil, através de seu Comitê de Publicações Periódicas. Veicula artigos retratando o modelo de vida de Alcoólicos Anônimos, baseados em experiências pessoais dos membros da Irmandade. Além de representar um importante fórum para troca de experiências, a revista tem a finalidade de mostrar o Programa de Recuperação às pessoas que desconhecem Alcoólicos Anônimos. [1]

Há anos Dr. Ronaldo conhece o trabalho da Revista VIVÊNCIA. Em 2007 participou da edição nº 110 pg. 49 Título: “Problema de Saúde Pública causados pelo alcoolismo”.

Alguns temas abordados nesta edição:

revistaresp

– Bom exemplo & responsabilidade;

– Sobriedade inclui responsabilidade;
– A origem da Declaração de Responsabilidade;
– Serviço em A.A.: sublimação da recuperação;
– Responsabilidade em família;
– Quem levará adiante?;
– Tornar-se útil;
– Pensando a responsabilidade.
 
[2] Para ter acesso à Revista VIVÊNCIA acesse o site: http://www.revistavivencia.org.br/
 
 

Psiquiatria x Alcoólicos Anônimos

Laranjeira um dos maiores especialistas em dependência química, sempre alertou que não existe oposição entre a psiquiatria e os grupos de auto-ajuda.

Provavelmente, todo Alcoólico Anônimo em recuperação já precisou e já procurou assistência especializada que não a oferecida por A.A., cito como exemplo, os dois primeiros membros de A.A., seus cofundadores, que tiveram necessidade e se valeram de ajuda médica, hospitais e religiosos. [1]

 

70 anos de Alcoólicos Anônimos no Brasil

Cabe destacar que Alcoólicos Anônimos está prestes a completar 70 anos no Brasil e a Revista já está se preparando para a celebração.

drrl

Dr. Ronaldo Laranjeira agradece a visita da equipe da Revista VIVÊNCIA!

*Adriana Moraes – Psicóloga da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) – Especialista em Dependência Química – Colaboradora do site da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas).

**Dr. Ronaldo Laranjeira – Psiquiatra – Presidente da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), professor titular do departamento de psiquiatria da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) diretor da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas), pesquisador principal do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas).

 

Referências:

[1] Livro Vivendo Sóbrio – Associação Médica Norte-Americana – Literatura aprovada pela Conferência de Serviços Gerais de A.A. Primeira edição em inglês 1977 – Triagem 3000 / setembro de 2015.

[2] http://www.revistavivencia.org.br/


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content