22 de setembro de 2020

Maria de Fátima Padin com o TEMA: Assertividade na comunicação com o usuário de drogas

27 de setembro de 20173min

Maria de Fátima Padin, doutora em ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do curso de Aconselhamento em Dependência Química da UNIAD/Unifesp.

Maria de Fátima vai nos falar sobre a comunicação com o usuário de drogas e com o dependente químico, um dos nossos grandes desafios: www.condeq.com.br/palestra

Um facilitador para nos comunicarmos melhor com nossos entes queridos que estão sofrendo da dependência química é sermos assertivos ao falar com eles: nós, pais, com nossos filhos; nós, filhos, com nossos irmãos; nós, cidadãos, com nossos amigos que estão nessa condição.

A dependência traz um desgaste enorme nas relações familiares (por exemplo, quando o pai passa a ser filho, ou seja, quando o pai tem de ser “cuidado”). E isso cria dificuldades de comunicação, pelo alto grau de estresse com que os familiares passam a viver.

www.condeq.com.br/palestra

Clique e assista GRATUITAMENTE!


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter