Fentanil começa a ser perigosamente usado para fins recreativos no país

16 de março de 20231min26
FENTANIL-ALTA-DEA-2023.jpg

Mais poderoso e destrutivo dos opioides entrou no rol das drogas ilegais traficadas no país

Potentes analgésicos, os opiáceos foram adotados ao longo dos tempos para abrandar dores intensas de maneira ritualística e eram também consumidos com fins recreativos. Seu uso, porém, tem se desviado cada vez mais do propósito médico e, com desdobramentos altamente destrutivos, vem viciando uma parcela da população mundial e tomando a forma de uma epidemia em países como os Estados Unidos. A preocupante novidade é que, pela primeira vez, há evidências de que o Fentanil entrou no rol das drogas ilegais traficadas no Brasil.

“São claros sinais de que existe um preocupante mercado em formação”, afirma o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador da unidade de pesquisa em álcool e drogas na Unifesp.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/comportamento/fentanil-comeca-a-ser-perigosamente-usado-para-fins-recreativos-no-pais/


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content