27 de setembro de 2020

Capoeira na cracolândia

18 de outubro de 20171min

Jornal Folha de S. Paulo

Segunda-feira, 16h, cracolândia, centro de São Paulo. De dentro de uma sala do Caps, espaço que oferece atendimento psicológico aos usuários de drogas, um homem retira três atabaques (espécie de tambor africano) e os coloca na calçada. Poucos minutos depois, começa a batucada: os frequentadores do local assumem os equipamentos e começam a cantar o clássico “Trem das Onze”.

Dividem a roda da cracolândia, demarcada no chão por um círculo feito de giz, capoeiristas experientes e novatos, sóbrios e sob efeito de drogas. Panda, apelido de outro usuário, ensinava outros participantes a jogar capoeira. “Perna para frente, braço para trás”, repetia.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/10/1927910-educador-fisico-leva-capoeira-a-usuarios-de-droga-na-cracolandia.shtml

 

 
 

Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter