As principais doenças associadas ao tabagismo e o tratamento medicamentoso no combate ao vício

17 de novembro de 20143min442
5350d151a48acc9430afd8f0d4df91c0

Revista Interdisciplinar – Saúde e Meio Ambiente – http://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/537/429

As principais doenças associadas ao tabagismo e o tratamento medicamentoso no combate ao vício

Érica Regina Pereira e Silva, Fernando Luiz Affonso Fonseca, Jorge Luiz Freire Pinto, Luana Cardoso de Oliveira, Alexandre Luiz Affonso Fonseca, Flávia de Sousa Gehrke

RESUMO

O tabagismo é considerado um problema de saúde pública que aumenta cada vez mais com o passar dos anos. As doenças associadas ao vício, tais como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e o câncer de pulmão são consideradas como as mais incidentes em tabagistas e causam graves danos à saúde, sendo o abandono do vício a melhor forma de prevení-las. Porém, o grande obstáculo é o combate à dependência da nicotina uma das substâncias contidas no cigarro. Sendo assim, a farmacoterapia foi introduzida no tratamento antitabagismo como apoio aos que desejam parar de fumar, pois apresenta medicamentos que auxiliam a retirada física e psíquica desta substância. O objetivo deste trabalho foi revisar os aspectos gerais das doenças que mais atingem os fumantes, além de apresentar o tratamento medicamentoso utilizado no combate ao vício. Observa-se que apesar do tabagismo ser um problema de saúde prevenível, há necessidade de maior divulgação sobre seus riscos e sobre o fornecimento do tratamento que é feito através do SUS.

Palavras-chave

Tabagismo. Doenças associadas ao vício. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Câncer de pulmão. Tratamento antitabagismo.

Texto completo: PDF/A


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content