Quais serão os novos tratamentos para esquizofrenia?

27 de março de 20182min247
14ae43ac7d67a5923bec2a618b2e37f1

A esquizofrenia é uma doença mental com poucas opções de tratamento disponíveis. Mas pesquisas, inclusive brasileiras, buscam mudar esse cenário no futuro

Por José Alexandre Crippa

Janus (do latim) era um dos únicos deuses Romanos que não teve o seu correspondente emprestado da mitologia grega, sendo geralmente representado por duas faces olhando em direções opostas: uma jovem voltada para frente e outra, de um senhor idoso e barbado, olhando para trás. A figura dupla de Janus consistentemente simboliza que ele é o deus do passado e do futuro.

O passado

Assim, com a face de Janus voltada para trás, até a metade do século XX, otratamento da esquizofrenia era feito por uma série de composições farmacológicas e estratégias inespecíficas de baixa ou nenhuma eficácia terapêutica real, o que praticamente impossibilitava a convivência social e muitas vezes condenava os pacientes à perpétua institucionalização.

Veja o artigo completo em: https://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/quais-serao-os-novos-tratamentos-para-esquizofrenia/


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content