27 de outubro de 2021

Lobby do fumo ataca colegiado-chave da política antitabaco

11 de outubro de 20211min18
header-conicq-v2-1024x386-1200x719

A um mês da nona edição da Conferência das Partes (COP 9) da Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco, o lobby do fumo acelerou os esforços para influenciar a posição da diplomacia brasileira no evento. E, se depender das entidades ligadas à indústria fumageira, o Brasil também caminha para se tornar um pária internacional em uma área na qual há décadas é exemplo. 

Em vez da perspectiva da saúde pública, as entidades do setor querem, como salientaram em um documento entregue ao Ministério das Relações Exteriores em 25 de agosto, que o governo leve em conta “os pontos de vista da cadeia produtiva do tabaco” e atue “no sentido de assegurar que a COP 9 não resulte em prejuízos” aos seus interesses.

Leia mais: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/lobby-do-fumo-ataca-colegiado-chave-politica-antitabaco/


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter