Livro sobre Maconha

12 de dezembro de 20082min

“Maconha, cérebro e saúde”, de Renato Malcher-Lopes e Sidarta Ribeiro (ambos bacharéis em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, e com doutorado em universidades americanas), é leitura recomendável para quem anda por esse blog. Saiu pela editora Vieira & Lent, em sua Coleção Ciência no Bolso.

Com exceção do segundo capítulo, “O sistema endocanabinóide”, este de linguagem mais técnica, é instrutivo mas de leitura fácil e agradável. No primeiro capítulo, os autores fazem um histórico do uso da maconha, cujos mais antigos registros foram encontrados na China, datados a cerca de 4.700 anos. Através dos séculos, em diferentes culturas, ela foi utilizada seja como remédio (para diversos fins, com efeitos comprovados recentemente, e poucos danos colaterais) ou como substância de alteração do humor, da consciência (quase sempre associada a rituais religiosos, místicos). Curiosamente, no Ocidente, a maconha só realmente entra a partir dos séculos XVIII e XIX, via Oriente Médio, Norte da África e Índia, tanto para a medicina quanto para a recreação. Até que…
“Nos Estados Unidos, o declínio do uso médico da maconha se deu sobretudo a partir de 1939, quando as autoridades norte-americanas impuseram taxas de valores proibitivos para médicos que prescrevessem remédios contendo Cannabis. Finalmente, em 1941, a maconha saía oficialmente das páginas da farmacopéia norte-americana para figurar nas páginas policiais daquele país.” escrevem Malcher-Lopes e Ribeiro, que fecham este capítulo primeiro com um dado que vai virar o jogo: “O interesse médico e científico pela maconha e seus derivados retorna de forma pungente a partir dos anos 1990, com a descoberta do sistema endocanabinóide”.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com