27 de setembro de 2020

Padrão do Uso de Drogas de Abuso em Usuários de Crack em Tratamento em Uma Comunidade Terapêutica*

22 de outubro de 20132min

Pattern of Illicit Drug Abuse by Crack Users In Treatment In A Therapeutic Community

Maycon Rogério Seleghim, Magda Lúcia Félix de Oliveira

A identificação do perfil de usuários de drogas de abuso é uma das primeiras ações para a elaboração de políticas públicas.

Objetivo.

O objetivo do estudo é descrever o padrão do uso das principais drogas de abuso em usuários de crack em tratamento em uma Comunidade Terapêutica.

Método.

Pesquisa descritiva, com delineamento de série de casos, realizada com 20 usuários de crack acessados em uma Comunidade da região Sul do Brasil, utilizando entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva simples.

Resultados

A maioria dos usuários tinha idade entre 20 e 39 anos, não possuía relacionamento conjugal, tinha em média 7,4 anos de estudo, e estavam desempregados. O padrão do uso de drogas caracterizou se pelo uso múltiplo, com início de drogas lícitas e ilícitas na juventude. A trajetória confirmou uma escalada no uso das substâncias psicoativas, iniciando com o tabaco e/ou álcool e finalizando com o uso de crack.

Conclusões.

Conclui-se que o perfil dos casos investigados foi semelhante ao descrito na literatura, mas a presença do padrão de uso múltiplo e de uma progressão no consumo de drogas remete à necessidade de políticas públicas voltadas a interrupção dessas características.

acesse: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2013/RN2103/original/800original.pdf


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter