Os Doze Passos

17 de agosto de 20201min26
bg_uniad

Uma análise da Espiritualidade dos Doze Passos dos Alcoólicos Anônimos à luz dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, com vistas à práxis religiosa.

Este trabalho pesquisa e examina a espiritualidade dos Doze Passos dos Alcoólicos Anônimos a partir dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. Percorre a caminhada histórica dos A.A., focalizando, preferencialmente, os Doze Passos e suas origens remotas. Procura-se entender o binômio espiritualidade e recuperação que traz, em um plano mais profundo, uma forma original de união da medicina com a religião, como uma alternativa para o tratamento do alcoolismo. Ao longo de seu desenvolvimento, o trabalho apresenta uma revisão do modelo de concepção do alcoolismo dos AA e acentua o elemento espiritual que permeia a experiência e a práxis da Irmandade. Procurando esclarecer a dinâmica interna do programa, esta pesquisa reconstrói elementos que ficaram implícitos ou pouco reconhecidos no discurso da Irmandade.

Clique aqui para ler.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content