GRUPO DE AUTOAJUDA COMO MODALIDADE DE TRATAMENTO PARA PESSOAS COM DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL

19 de janeiro de 20131min7
pdf

Helder de Pádua Lima, Violante Augusta Batista Braga

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% das populações dos centros urbanos de todo o mundo consomem substâncias psicoativas de forma abusiva, independentemente de idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo. Salvo variações sem repercussão epidemiológica significativa, esta realidade encontra equivalência em território brasileiro.

Em resposta ao crescente consumo de drogas, como o álcool, diferentes países, inclusive o Brasil, vêm estabelecendo políticas, com maior ou menor sucesso. Percorrer este caminho significa buscar os melhores resultados de experiências históricas já desenvolvidas no país e em outros povos.

pdf 20_copia.pdf


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content