24 de setembro de 2020

GRUPO DE AUTOAJUDA COMO MODALIDADE DE TRATAMENTO PARA PESSOAS COM DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL

19 de janeiro de 20131min

Helder de Pádua Lima, Violante Augusta Batista Braga

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% das populações dos centros urbanos de todo o mundo consomem substâncias psicoativas de forma abusiva, independentemente de idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo. Salvo variações sem repercussão epidemiológica significativa, esta realidade encontra equivalência em território brasileiro.

Em resposta ao crescente consumo de drogas, como o álcool, diferentes países, inclusive o Brasil, vêm estabelecendo políticas, com maior ou menor sucesso. Percorrer este caminho significa buscar os melhores resultados de experiências históricas já desenvolvidas no país e em outros povos.

pdf 20_copia.pdf


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter