29 de março de 2024

Efetividade da intervenção breve para o uso abusivo de álcool na atenção primária: revisão sistemática

4 de agosto de 20132min0

Maria Odete Pereira, Bárbara Marques Anginoni, Natany da Costa Ferreira, Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira, Divane de Vargas, Luciana de Almeida Colvero

A pesquisa identifi cou estudos clínicos acerca das intervenções breves para o uso abusivo de álcool e analisou a efi cácia dos aconselhamentos para os consumidores. Estudo bibliográfi co sistemático que utilizou artigos publicados no período de 1997 a 2010. Os achados mostraram que a estratégia de intervenção breve é efetiva na redução da frequência e quantidade de álcool, com melhores resultados quando aplicada na atenção primária. Todos os profi ssionais da área da saúde obtêm bons resultados com o manejo dessa terapia. Não foi possível defi nir se a estratégia é mais efi caz se aplicada em bebedores de uso nocivo ou em crônicos, uma vez que a intervenção depende da mobilização de recursos motivacionais do paciente e de mudanças de atitude relacionadas ao consumo de álcool. 

acesse: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66n3/a18v66n3.pdf


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content