Uso de cannabis entre adolescentes e sofrimento psicológico de 2013 a 2023: um estudo populacional em Ontário, Canadá

3 de fevereiro de 20263min92
marijuana-leaf-5315553_1280
Estudo recente, publicado na revista científica Addiction, analisou dados de 35 mil adolescentes do Canadá ao longo de 10 anos. 
 

Os resultados acendem um alerta: o sofrimento psicológico (ansiedade e depressão) mais que dobrou, passando de 10,7% para 27,4%.

Enquanto isso, o uso de cannabis diminuiu, mas a associação com sofrimento psicológico ficou mais forte, especialmente entre usuários frequentes.

Principais achados:
Uso intenso de cannabis (40x ou mais/ano) esteve ligado à maior sofrimento psicológico;
A associação foi mais forte entre meninas;
Início precoce do uso aumentou o risco;
Cada ano de atraso no início reduziu o sofrimento psicológico em 5%;
O impacto cresceu ao longo do tempo, possivelmente devido ao aumento da potência do THC.

Conclusão do estudo:
Os dados sugerem que adolescentes podem estar usando cannabis como automedicação emocional e/ou que a cannabis atual esteja contribuindo para o agravamento da saúde mental.

Com base no princípio da precaução, os autores defendem políticas de prevenção, com foco em: retardar a idade de iniciação, reduzir a frequência de uso, limitar a potência da cannabis, especialmente entre meninas.

#SaúdeMental #Adolescentes #Cannabis #Ansiedade #Depressão #THC #Prevenção #SaúdePública #Ciência

Imagem de Erin Stone por Pixabay

Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content