Consumo de Cannabis entre meninas triplica em 10 anos e chega a 7,9%, diz Unifesp

O Terceiro Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD 3), coordenado por Clarice Madruga, professora de psiquiatria da Unifesp, aponta um aumento expressivo do consumo de Cannabis no Brasil na última década. O dado mais preocupante é entre meninas de 14 a 17 anos: o consumo triplicou e chegou a 7,9%, configurando uma inversão inédita em relação aos meninos.
Segundo Clarice Madruga, a redução da percepção de risco e mudanças nos hábitos dos adolescentes podem ajudar a explicar esse cenário. O estudo reforça os alertas sobre o THC, principal composto psicoativo da Cannabis, que tem maior impacto no cérebro em desenvolvimento. Em adolescentes, o uso pode desencadear ansiedade, ataques de pânico, quadros psicóticos induzidos por drogas e esquizofrenia.
Embora a taxa de dependência de Cannabis tenha permanecido estável (1,2% da população em 2023), o aumento do número de usuários amplia o contingente de pessoas vulneráveis. Os dados do LENAD 3 reforçam a importância de programas de prevenção baseados em evidências científicas, especialmente voltados aos adolescentes.
Imagem de Daniela Elena Tentis por Pixabay
