Consumo de Cannabis entre meninas triplica em 10 anos e chega a 7,9%, diz Unifesp

22 de dezembro de 20252min86
girl-smoking-leaning-on-the-wall-1997026_1280 (1)

O Terceiro Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD 3), coordenado por Clarice Madruga, professora de psiquiatria da Unifesp, aponta um aumento expressivo do consumo de Cannabis no Brasil na última década. O dado mais preocupante é entre meninas de 14 a 17 anos: o consumo triplicou e chegou a 7,9%, configurando uma inversão inédita em relação aos meninos.

Segundo Clarice Madruga, a redução da percepção de risco e mudanças nos hábitos dos adolescentes podem ajudar a explicar esse cenário. O estudo reforça os alertas sobre o THC, principal composto psicoativo da Cannabis, que tem maior impacto no cérebro em desenvolvimento. Em adolescentes, o uso pode desencadear ansiedade, ataques de pânico, quadros psicóticos induzidos por drogas e esquizofrenia.

Embora a taxa de dependência de Cannabis tenha permanecido estável (1,2% da população em 2023), o aumento do número de usuários amplia o contingente de pessoas vulneráveis. Os dados do LENAD 3 reforçam a importância de programas de prevenção baseados em evidências científicas, especialmente voltados aos adolescentes.

Link: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/12/consumo-de-cannabis-entre-meninas-triplica-em-10-anos-e-chega-a-79-diz-unifesp.shtml

 

Imagem de Daniela Elena Tentis por Pixabay 


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content