Brasil tem mais de 547 mil pessoas com esquizofrenia, revela estudo

1 de dezembro de 20252min82
baixados (29)

Um estudo da Unifesp, USP e UFPR mostrou que 547 mil adultos brasileiros vivem com esquizofrenia, cerca de 0,34% da população adulta. Os dados, obtidos a partir da Pesquisa Nacional de Saúde, revelam que a doença é mais frequente entre pessoas em vulnerabilidade social, especialmente homens de 40 a 59 anos, com baixa renda e escolaridade, moradores de áreas urbanas e, muitas vezes, vivendo sozinhos.

A pesquisa reforça que, embora a esquizofrenia seja uma condição crônica, é possível ter qualidade de vida com tratamento adequado, apoio familiar e acesso a serviços públicos de saúde. Medicamentos estão disponíveis no SUS.

Os autores defendem políticas públicas que integrem saúde, educação, assistência social e oportunidades de trabalho, já que fatores como violência, estresse e uso de substâncias elevam o risco para quem já tem predisposição genética. O estudo busca apoiar ações mais efetivas de cuidado e inclusão para essa população.

Foto de Folha de São Paulo


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content