Atualização da NR-1 inclui riscos psicossociais e prevê adaptação até 2026

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou que a inclusão dos fatores de risco psicossociais no ambiente de trabalho, por meio do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), começará em 26 de maio de 2025, com caráter educativo e orientativo.
“Durante esse primeiro ano, será um processo de implantação educativa, e a autuação pela Inspeção do Trabalho só terá início em 26 de maio de 2026”, afirmou o ministro.
A medida foi fruto de diálogo com trabalhadores e empregadores, e contará com a criação de uma Comissão Nacional Tripartite Temática para acompanhar sua implementação.
Também foi lançado o Guia de Informações sobre os Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho, que orienta a identificação, avaliação e controle desses riscos. Em até 90 dias será publicado um manual técnico detalhado.
A iniciativa foi celebrada por representantes dos trabalhadores e do setor empresarial, que destacaram a importância do prazo educativo e do fortalecimento da proteção à saúde mental no trabalho.
As mudanças na NR-1 devem ser implementadas em conjunto com a NR-17 (Ergonomia), com foco na avaliação e modificação das condições organizacionais do ambiente laboral.