Maconha

1 de janeiro de 20144min3633

Acesse: Maconha.pdf

Maconha

A) A Droga
O que é a maconha?
Conhecida também como marijuana, herva, entre outros a maconha é um produto de uma planta de nome Cannabis Sativa. Uma resina grudenta cobre as flores e as folhas superiores, principalmente na planta fêmea, e contém mais de 60 substâncias chamadas de canabinóides, no entanto a substância que produz os efeitos mentais desejados é o THC (delta-9-tetraidrocanabinol). Existem outros 400 substâncias químicas presentes na maconha, que não têm efeitos no cérebro, mas que produzem outros efeitos no corpo.
A  maconha é uma droga nova ?
O uso da maconha já era relatado há 12 000 anos atraz quando os gregos e os chineses usavam esta planta para fazer cordas utilizadas em navios. O seu uso como medicamento começou há 3000 anos como tratamento de constipação, malária, dores reumáticas e doenças femininas. Também o seu uso psicoativo era recomendado para melhorar o sono e estimular o apetite. No meio do século passado as propriedades antoconvulsivantes, analgésicas, antiansiedade e anti vômito foram notadas por vários médicos europeus. No entanto, no começo do século XX este uso da maconha como medicamento praticamente desapareceu do mundo ocidental com o aparecimentos das drogas sintéticas, muito mais seguras e eficazes. A partir daí o que predominou foi o uso como droga de abuso.
A concentração da maconha é sempre igual nas sua preparações ?
Não. O conteúdo da substância tiva da maconha (THC) varia bastante dependendo do clima, solo, plantação e tipo de planta. Existem evidências que nos últimos anos a concentração de THC vem aumentando. Nos anos sessenta a concentração encontrada na maconha apreendida era ao redor de 1.5%. Hoje em dia chega a 4%, podendo em algumas situações chegar a 20%. Em alguns países com a Holanda alguns produtores aparentemente produziram uma nova cepa da planta (“Netherweed”) com concentrações maiores do que 20%. Esta nova concentração da maconha
 Hashishe também é maconha?
Hashishe também deriva da mesma planta, mas seria a maconha em outra forma. A maconha é preparada desses topos floridos secos e das folhas da planta colhida. Hashishe ou „hash‟ seria a resina da planta seca e as flores comprimidas. A diferença é que o hashishe é 5-10 vezes mais potente do que a maconha comum. Ainda há uma terceira forma popular que é o óleo de hash, altamente potente e viscoso, obtido pela extração do THC, do hashishe ou da maconha com um solvente orgânico, concentrando o extrato filtrado e às vezes, submetendo-o a futura purificação. No Brasil, a forma mais popular de consumo é mesmo a maconha.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content