TREINAMENTO DE HABILIDADE SOCIAL E INTERAÇÃO

11 de dezembro de 20133min

Acesse: COPING.pdf

TREINAMENTO DE HABILIDADE SOCIAL E INTERAÇÃO

CSST ==> Programa de treinamento e habilidades social + interação ==> serve para tratamento e prevenção para dependentes.
Para ampliar o espectro de tratamentos que envolve habilidade social, reforço comunitário, conjugal / familiar, treinamento de auto-controle comportamental, preservação da recaída e outras abordagens cognitivas-comportamentais.
CSST ==> É mais usado em pacientes dependentes e para prevenção do álcool.
O programa fornece um esquema de técnicas comuns para conscientização dos bloqueios de interação que o paciente tem no dia-a-dia. Estas dificuldades podem incluir oscilação de humor ao lidar com situações interpessoais (sociais) que incluem relacionamento no trabalho, família e conjugal. Tais dificuldades podem resultar de fatores de predisposição biológica e ou ambientais.
Os fatores ambientais podem incluir: itens do dia-a-dia (morte de uma pessoa amada ou pequeno fracasso no serviço ou relacionamento). A chance de recaída desses pacientes é maior nos ambientes de pressão visual, onde pode ver e sentir o cheiro da bebida preferida, do que aqueles “protegidos”.
Os temas principais para o programa CSST:
1 – Habilidade interpessoal para construir relações;
2 – Adequação emocional – cognitiva para estabilização do humor;
3 – Habilidades de adequação para o desenvolvimento da rotina e lidar com eventos da vida;
4 – Saber lidar com a facilidade (exposição) ao uso da substância;
Adequação Cognitiva
Inclui estratégias para lidar com reações cognitivas ou psicofisiológicas que levam a forte necessidade de beber, assim como de auto-confiança ou auto-eficácia, para que possa resistir a tentação de beber em determinadas ocasiões.
Como terapeutas, devemos descobrir as fontes de vulnerabilidade de casa paciente, que possam interagir com fatores ambientais por recaídas devido a falta de habilidade de adequação alternativa.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com