Pesquisadores da UFG desenvolvem medicamento que reverte overdose de cocaína

10 de maio de 20191min

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu uma nanopartícula capaz de capturar a cocaína em circulação na corrente sanguínea, evitando os efeitos da droga quando consumida em quantidades que causam “overdose” e podem levar à morte. Ao capturar a cocaína, a nanopartícula mantém a droga aprisionada em seu interior. Não permite que a droga se difunda pelo cérebro ou outras regiões do organismo.

A eventual disponibilização do medicamento para uso no socorro de pessoas em processo de overdose depende de parceria entre a universidade e laboratórios farmacêuticos.

Leia a matéria completa em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-05/ufg-desenvolve-medicamento-que-reverte-overdose-de-cocaina


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com