ABPTV: Políticas públicas no Brasil: História, evolução, situação e estigma

26 de abril de 20213min14
Ez2tky-WQAISztc

Os últimos anos têm sido marcados por vitórias em prol da saúde mental em decorrência das mudanças ocorridas nas Políticas Públicas em Saúde Mental no Brasil. Em 2020, a Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Ministério da Saúde, lançou o Mentalize, uma série de palestras com o objetivo de desmistificar os transtornos mentais e dessa forma diminuir o estigma.

Quais as principais mudanças temos visto na atenção dada à saúde mental? Quais as principais medidas que devem ser tomadas para o oferecimento de tratamento de qualidade a todos? Quais as principais medidas devem ser tomadas para diminuição do estigma? Essas e outras questões serão respondidas no ABP TV da próxima terça-feira, dia 27 de abril, pelos doutores Rafael Bernardon e Quirino Cordeiro.

Conheça melhor os participantes:

Rafael Bernardon – Mestre em psiquiatria clínica forense pelo Institute of Psychiatry do King’s College (London – UK). Foi coordenador adjunto na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde. Foi diretor técnico do CAISM UNIFESP SPDM. Atualmente é coordenador na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde. Atua na área de políticas públicas em saúde mental, gestão pública, psiquiatria forense e psiquiatria geral do adulto.

Quirino Cordeiro – Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania. Membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD) . Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, do qual foi Diretor.

O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content