Drogas, Valores e Visões de Mundo: Qual é a sua?

18 de Maio de 20182min

Pesquisa online lançada por cientistas da Unicamp busca entender o que influencia a opinião das pessoas sobre políticas de drogas

O objetivo da pesquisa é “entender melhor o que leva alguém a tomar uma ou outra posição sobre políticas de drogas”, diz o professor Luís Fernando Tófoli, do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Unicamp, que coordena o estudo. O questionário online foi publicado na sexta-feira (11), e já recebeu mais de 700 respostas. A meta dos pesquisadores é chegar a 1.500.

“Descriminalização, na melhor evidência disponível, não aumenta o consumo de drogas”, afirma Tófoli.

Outros pesquisadores pensam diferente. “As drogas que mais produziram danos sociais foram as drogas lícitas, no caso o álcool e o cigarro. Então, porque você vai querer uma terceira ou quarta droga lícita?”, questiona o médico Ronaldo Laranjeira, professor do Departamento de Psiquiatria e coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que foi um dos palestrantes do USP Talks sobre Maconha, Canabinóides e Sociedade, em abril de 2017. “Do ponto de vista puramente da saúde pública, é indefensável a gente apoiar a legalização de mais drogas, porque sempre que isso aconteceu houve um aumento de consumo, e sempre que há aumento de consumo há aumento de problemas com aquela droga”, afirmou.

http://ciencia.estadao.com.br/blogs/herton-escobar/drogas-valores-e-visoes-de-mundo-qual-e-a-sua/

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com