29 de março de 2024

Lançamento do Livro “Baseado em Evidências: O Recomeço longe das Drogas”

12 de janeiro de 20223min2
Lançamento Livro - Sites (1920 x 1080 px)

Drogas é um tema recorrente na história e um dos assuntos mais procurados e discutidos na sociedade. No momento em que a questão da dependência química polariza na sociedade, faz-se necessário oferecermos a todo cidadão acesso à informação.

0 que é o fenômeno da Cracolândia? Como acabar com as cenas abertas de uso? O que fazer ao descobrir que um ente querido está usando drogas? Quando se trata de políticas sobre drogas no Brasil, quais os possíveis caminhos para as melhores práticas de cuidados e tratamentos ao dependente químico? Por que há a necessidade de políticas preventivas?

As respostas desses questionamentos estão nas evidências científicas colhidas no Programa Recomeço, que tem como base recuperar a saúde física e psicológica, trazer de volta a autoestima e reintegrar dependentes químicos ao convívio social por meio das comunidades terapêuticas.

São Paulo foi o primeiro Estado a ter uma política sobre drogas. O serviço público começou a planejar e organizar ações de cuidados com os usuários de substância psicoativas, estabelecendo protocolos e preconizações para atendimento público. Foram mais de 50 mil atendimentos promovendo o protagonismo humano, a reinserção social, a recuperação e táticas de prevenção, e este livro é um convite para enfrentarmos esta questão de outra maneira: a que dá certo.

Em “Baseado em evidências: o recomeço longe das drogas”, conheceremos rotas alternativas de rede de cuidados e princípios mais humanos, baseados em evidências que têm se revelado eficazes na abordagem desta temática.

Um retrato amplo e esclarecedor deste assunto tão complexo e que precisa ser tratado com responsabilidade e sem preconceitos ou tabus, tanto para a sociedade civil quanto para quem deseja implantar uma política pública sobre drogas, a fim de que estratégias realmente possíveis sejam aplicadas.

Clique aqui para baixar e ler o livro completo

Relacionados

26 de janeiro de 2021

Longe da árvore

22 de janeiro de 2021

Vencedores Viciados (Português)


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content