I Levantamento Nacional Sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira

5 de setembro de 20182min15
ilevalcool-1

INTRODUÇÃO

O consumo de bebidas alcoólicas no Brasil: o que a literatura nacional aponta até o momento .

A Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em parceria com a Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de  São Paulo (UNIFESP), realizou o I Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira. O levantamento é inédito no País, não só pela abrangência dos temas abordados, mas também pela representatividade da amostra, que possibilitou uma ampla coleta de informações. Este estudo gerou um banco de dados que estará disponibilizado para consulta nos sites do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (OBID) – www.obid.senad.gov.br e da UNIAD – www.uniad.org.br

Antes de descrever este estudo, seguem abaixo alguns dos principais e mais amplos levantamentos sobre o consumo de bebidas alcoólicas já realizados no Brasil.

Acesse os artigos na íntegra:

I Levantamento Nacional sobre padrões de consumo de álcool na população brasileira.pdf


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content