29 de setembro de 2020

Guia para Implementar Programas de Treinamento Familiar para a Prevenção do Uso de Drogas

5 de setembro de 20184min

A família tem o potencial de ser a mais poderosa força protetora das vidas de crianças e jovens. Relacionamentos saudáveis em família podem até prevenir que crianças e adolescentes se tornem usuários de drogas, criminosos ou adotem comportamentos sexuais de risco. Sob este pretexto, o UNODC desenvolveu o “Guia para Implementar Programas de Treinamento Familiar para a Prevenção do Uso de Drogas”, com o objetivo de auxiliar àqueles que estão tentando estabelecer intervenções efetivas de prevenção para jovens e famílias. Descrições de programas de treinamento familiar, baseados em evidências, serão publicadas ainda este ano.

Apoiar os pais a cuidarem melhor de seus filhos se mostrou uma estratégia eficaz para prevenir o uso de drogas e uma série de comportamentos problemáticos e erráticos. Famílias em que há laços seguros e saudáveis entre pais e filhos, supervisão dos pais e disciplina efetiva, e um ambiente familiar organizado e coesivo ajudam a proteger as crianças do uso de drogas e contribuem para aumentar a capacidade dos jovens de superar dificuldades e conseguirem obter resultados positivos na vida.

Ao contrário, famílias com relacionamento indiferente entre pais e filhos e um ambiente familiar caótico aumentam o risco de crianças e jovens entrarem para o mundo das drogas ou adotarem algum comportamento de risco.

Uma comparação da eficácia de programas de treinamento de relacionamento familiar indicou que os mesmos são quatro vezes mais eficientes no combate às drogas, do que abordagens educacionais com enfoque em jovens estudantes. Outros resultados positivos incluem o estreitamento da relação da criança com a escola e melhor performance acadêmica, redução da depressão e agressão entre as crianças, aumento da interação social das crianças e de comportamentos pró-sociais, além de ajudar a diminuir os níveis de conflito familiar.

Em termos de custo, esses programas geraram, no longo prazo, economia de aproximadamente US$ 10 para cada dólar gasto com a implementação dos projetos.

Os programas de aprimoramento dos relacionamentos familiares são baseados em métodos interativos e práticos para produzir mudanças comportamentais duradouras na relação entre pais e filhos. As iniciativas oferecem sessões de treinamento paralelas para adultos e crianças (ou adolescentes) e, no final de cada encontro, a família é novamente reunida para que sejam colocadas em prática as habilidades desenvolvidas como grupo.

O UNODC está desenvolvendo um projeto global para adaptar, implementar e avaliar a eficácia dos programas de relacionamento familiar em países de baixa e média renda.

Leia aqui o guia na íntegra (em inglês)


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter