Dinâmicas de Grupo

5 de setembro de 20182min

Absolutamente inovador na literatura nacional acerca do tratamento psicoterápico em grupo na clínica da dependência química, o manual Dinâmicas de Grupo, embasado nas teorias da Prevenção da Recaída e da Entrevista Motivacional, traz atividades práticas que podem ser aplicadas por profissionais da área.

No campo da Saúde Mental, o tratamento da Dependência Química representa um grande desafio pela sua abrangência. Trata-se de uma “síndrome” que atinge diversas dimensões: social, profissional, biológica, emocional, entre outras.

O trabalho grupal, neste campo, revela-se como uma modalidade reconhecida e, a partir disso, a utilidade deste livro para os profissionais que trabalham com grupo no tratamento da dependência química é de suma importância. Parte I – Referencial Teórico; Parte II Aplicação e Procedimentos das Dinâmicas de Grupo, entre elas, as diversas classificações, que visam facilitar seu emprego. A classificação consiste em: Início de Tratamento; Início ou Término de Ano; Conceitos Gerais sobre Dependência Química; Motivação para Tratamento; Fissura e Prevenção da Recaída; Integração de Grupo; Auto-estima e Autoconhecimento; Solução de Problemas; Comunicação; Sexualidade e Família, aspectos atuais no processo de tratamento.

Um livro multidisciplinar, que aborda questões de grande relevância no processo do tratamento da dependência química, potencializando o campo de ação do profissional, no sentido de possibilitar o aprendizado e o manuseio de recursos técnicos e práticos para atingir um melhor resultado.

Autores: Neliana Buzi Figlie, Denise Getúlio de Melo e Roberta Payá

Disponível nas livrarias de todo o Brasil ou no site da Editora Roca: www.editoraroca.com.br


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter