CRATOD 15 Anos – Uma Proposta de Cuidado ao Dependente Químico

6 de setembro de 20183min15
31ab81824f2f5a6ba5887e2fe2e03f78_XL

Os problemas relacionados ao consumo de drogas na atualidade adquiriram proporções de epidemia e se fazem presentes em diversos contextos da vida dos brasileiros – pais dependentes de calmantes, jovens que utilizam bebidas alcoólicas em excesso nas baladas, motoristas que compensam o seu trabalho extenuante consumindo derivados anfetamínicos, alunos do ensino médio e superior que fumam maconha, usuários de álcool e cocaína gravemente dependentes, muitos deles vivendo pelas ruas longe da família, destituídos de trabalho e de dignidade social.

Dentre todas essas substâncias, o crack, um produto a base de cocaína para ser fumado, adquiriu relevância de epidemia no Brasil, especialmente nos últimos 15 anos, quando o seu consumo aumentou e se disseminou pelo país, a ponto de o Brasil ser considerado, no momento, o maior consumidor dessa droga, mundialmente. Boa parte dos usuários de crack consome essa droga em “cenas abertas de uso”, chamadas coloquialmente de “cracolândias”. Outras epidemias acontecem ali dentro: um terço das mulheres frequentadoras tem sífilis; a prevalência de Aids e de hepatites é cerca de 10 vezes maior do que na população geral, há pacientes com tuberculose, infestações de piolhos e pulgas, além da desnutrição, dos ferimentos e da violência – emocional, física e sexual – que atinge principalmente as mulheres.

Para continuar lendo acesse os links abaixo:

leronline pdf epub mobi


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content