24 de setembro de 2020

Alcoologia: O Alcoolismo na Perspectiva da Saúde Pública

5 de setembro de 20182min

Estudos nacionais e internacionais têm demonstrado a ocorrência significativa de mortes e doenças associadas ao uso indevido de álcool. Relatos de violência doméstica, lesões corporais, tentativas e homicídios consumados, entre outros, são cada vez mais evidentes em contextos nos quais o álcool está presente. A Organização Mundial de Saúde já reconhece o alcoolismo como a terceira causa de morbidade e mortalidade no mudo.

Inserida nessa realidade, esta segunda edição de ALCOOLOGIA – O Alcoolismo na Perspectiva da Saúde Pública foi atualizada e renovada. Foram incluídos novos capítulos, como Acidentes de trânsito, Ambientes de trabalho, Síndrome Alcoólica Fetal, Emergências médicas e questões voltadas para a população jovem. A meta da obra é contribuir no enfrentamento dessas questões, sendo uma referência para profissionais da área de saúde e afins, que se dedicam a minimizar as perdas e dados relacionados ao uso, abuso e dependência do álcool.

Autor: José Mauro Brás
Editora: Med Book


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter