Fenobarbital Para a Dependência de Álcool e Zolpiden

3 de julho de 20231min52

O fenobarbital interage com as terapias agonistas opioides redutoras de mortalidade, buprenorfina e metadona, aumentando o risco de atraso na retirada de opioides e recaída quando administrados simultaneamente. Com a crescente adoção do fenobarbital em protocolos de abstinência de álcool, é necessário implementar medidas de segurança para evitar, na maioria dos casos, o uso de fenobarbital em pacientes com transtorno de uso de opioides concomitante.

Veja neste vídeo o resumo do artigo “Phenobarbital for alcohol withdrawal in the context of the opioid epidemic: a neglected caveat”, disponivel no link: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/add.16194


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content