Conheça o CAISM – UNIFESP/SPDM: o maior centro acadêmico-assistencial de psiquiatria do Brasil

11 de outubro de 20213min75

Olá, nós somos o Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental, o CAISM. Realizamos atendimento humanizado para crianças, adolescentes, adultos e idosos que tenham problemas psiquiátricos ou questões decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Nossa proposta é proporcionar uma assistência integral em saúde mental para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e esse trabalho é resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Nossa unidade está localizada na Vila Mariana, lugar de fácil acesso. E nossa “casa” tem história: o prédio original era um convento, construído no início do século XX, que funcionou como um hospital psiquiátrico até 1996. Este contou com uma grande reforma por 2 anos com um projeto arquitetônico arrojado que foi pensado para ser um dos mais modernos em saúde mental no país, seguindo um modelo inglês com uma psiquiatria voltada para a comunidade.

Em 2018, em razão da parceria com a Unifesp e a SPDM, a Secretaria do Estado de Saúde efetuou a cessão das instalações atuais para o funcionamento do CAISM. O estabelecimento deste convênio permitiu a ampliação, com maior espaço físico para atendimentos, sempre com foco no bem-estar dos pacientes com transtornos mentais – uma das doenças com tendência crescente e que deverá ser agravada pelos efeitos da pandemia da Covid-19 na saúde mental da população.

O CAISM EPM/SPDM/UNIFESP tem funcionado como espaço de atuação com programas assistenciais atualizados, campo de estágio de alunos de graduação, residentes médicos e multiprofissionais e de implantação de projetos de pesquisa, sempre visando o desenvolvimento das ações e serviços acadêmicos assistenciais à saúde mental, de fundamental importância na relação da Universidade com as políticas públicas para o desenvolvimento do CAISM como um Centro de Excelência em Saúde Mental, com assistência de qualidade, integrada à RAPS, criando e testando inovações.

www.caism.org.br
instagram @psiquiatria.unifesp
www.unifesp.br
www.cepp.org.br


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content