28 de março de 2024

ABP TV – Dependência química e comorbidades psiquiátricas (06/08/2018)

9 de agosto de 20183min0
f6badf9431a190b6f4dc8ee016acba30

A dependência química é uma condição patológica que, atualmente, acomete 3 a 6% de toda a população mundial, de acordo com dados do Centro Regional de Referência em Drogas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Nas duas últimas semanas, a mídia acompanhou o caso da cantora americana Demi Lovato, que foi internada com suspeita de ter sofrido uma overdose. A jovem tinha histórico de dependência química, além de outros quadros psiquiátricos, como transtorno de humor bipolar e transtornos alimentares.

Como adequar o tratamento do paciente em quadros como este? O programa ABP TV da próxima segunda-feira, 06, traz à discussão o tema “Dependência química e comorbidades psiquiátricas”. Participarão do debate os doutores Ana Cecília Marques, Ronaldo Laranjera e Sérgio de Paula Ramos. Conheça abaixo os convidados:

– Dra. Ana Cecília Marques: Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Coordenadora da Comissão de Dependência Química da ABP, Coordenadora do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), Coordenadora Técnica do Projeto PERISCÓPIO Tarumã (SP), Professora afiliada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

– Dr. Ronaldo Laranjeira: PHD em Psiquiatria pela Universidade de Londres (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP.

– Dr. Sérgio de Paula Ramos: Médico psiquiatra e psicanalista com 40 anos de experiência no tratamento de dependências químicas, Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Membro Titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, Ex-Presidente e Membro Consultivo da Associação Brasileira de Álcool e outras Drogas (ABEAD), Coordenador Técnico do Curso de especialização em dependência química da UFCSPA.

Relacionados


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content