Maconha e saúde mental: evidências científicas

20 de setembro de 20223min122

O que a ciência diz sobre o impacto da maconha sobre a saúde mental?

Revisão das melhores e mais recentes pesquisas no tema, publicadas nas principais revistas médicas do mundo:

  • Impactos do uso da maconha sobre a depressão, suicídio, satisfação com a vida, inteligência, psicose, uso de outras drogas, estrutura do cérebro, capacidade de dirigir e de terminar a faculdade.
  • Qual a prevalência do uso de maconha no Brasil e quais os fatores de risco para dependência?
  • O que podemos aprender com histórico das epidemias de uso de tabaco e dos opiódes?
  • Há evidências consistentes de que a maconha seja um bom tratamento para depressão, ansiedade, insônia ou qualquer outro transtorno mental?
  • Existe alguma boa evidência de “maconha medicinal”?
  • O que dizem as melhores revisões científicas e as principais associações médicas e cientificas?

Alexander Moreira-Almeida é Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Coordenador do PTA – Programa de Transtornos Ansiosos do HU-UFJF. Possui graduação em Medicina pela UFJF, especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, residência e doutorado em Psiquiatria pela USP e pós-doutorado pela Duke University, EUA. Autor de mais de 170 artigos científicos e capítulos, que receberam mais de 7.200 citações (índice h=44). Já realizou mais de 550 apresentações em eventos acadêmicos, sendo 131 em 17 países no exterior. Concedeu mais de 400 entrevistas de divulgação científica para a mídia.

CV: http://lattes.cnpq.br/9072644751174322

Relacionados


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content