28 de fevereiro de 2021

Mudar para melhor – a Nova Política Nacional de Saúde Mental

21 de janeiro de 20212min

Em dezembro de 2017, entrou em vigor no Brasil a nova Política Nacional de Saúde Mental. Ela é resultado do trabalho realizado na ocasião pelo Ministério da Saúde e pelos Conselhos dos Secretários Estaduais e Municipais de Saúde, por meio da Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este fato nos leva à seguinte conclusão: os gestores de saúde de Estados e Municípios, os que estão na linha de frente do atendimento, concordaram que uma mudança era necessária. Mas, por quê?

De forma resumida, a política anterior possuía problemas graves, relacionados à gestão e ao modelo assistencial adotado, tornando-se ineficiente e omissa, levando a resultados e indicadores assistenciais totalmente insatisfatórios. Inclusive, o Ministério da Saúde aportava um grande volume de recursos pelo país, parte dele sem qualquer execução.

Leia o artigo completo em https://paranaportal.uol.com.br/colunas/vamos-falar-sobre-drogas/mudar-para-melhor-a-nova-politica-nacional-de-saude-mental/


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter