BBB: preconceito contra transtornos mentais está enraizado na sociedade

18 de fevereiro de 20211min13
preconceito-saúde-mental (1)

Por Antônio Geraldo da Silva, psiquiatra

Episódios como o do Big Brother Brasil deste ano resgatam a necessidade de abordar e combater a discriminação às doenças mentais. A saúde mental ganhou holofotes globais neste cenário em que a população vive em isolamento social, home office e restrições de lazer. Mesmo antes da pandemia de Covid-19, o Brasil já liderava alguns rankings de transtornos mentais.

Em paralelo ao crescimento nos casos de transtornos psiquiátricos, é notório o preconceito com quem sofre de algum tipo de doença mental. Tal preconceito ganha lentes de aumento com episódios do do reality show BBB 21. No programa, participantes rotulam como loucos, insanos ou desequilibrados outros integrantes.

Veja mais em https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/bbb-preconceito-contra-transtornos-mentais-esta-enraizado-na-sociedade/


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content