Antônio Geraldo: Você saberia identificar quando o uso de medicamentos se transforma em dependência?

O psiquiatra Dr. Antônio Geraldo, em sua coluna no site GPS, alerta que, na busca por alívio rápido, muitas pessoas fazem uso frequente e sem supervisão de medicamentos como analgésicos, ansiolíticos e sedativos. Esse comportamento pode levar a um quadro de dependência difícil de perceber e tratar.
Segundo ele, embora sejam prescritos legalmente, esses medicamentos, especialmente os benzodiazepínicos, podem provocar alterações cognitivas, emocionais e físicas semelhantes às observadas no uso de drogas ilícitas.
O uso, que muitas vezes começa de forma legítima para tratar ansiedade, insônia ou dores, torna-se problemático quando não há reavaliações periódicas, levando à tolerância, aumento das doses e dependência. O Dr. Antônio Geraldo ressalta que cerca de 50% dos usuários de benzodiazepínicos por mais de um ano apresentam sintomas de abstinência, que podem ser agravados quando há consumo associado de álcool ou cafeína.
Ele também destaca que a dependência psicológica mantém muitas pessoas presas à crença de que não conseguem viver sem a medicação. Por isso, reforça que o tratamento deve ir além do uso de remédios, incluindo psicoterapia, mudanças no estilo de vida, prática de atividade física e acompanhamento psiquiátrico contínuo. A dependência é tratável e a recuperação é possível.