29 de setembro de 2020

Organização do Narcotráfico a Partir da Decada de 70: os Novos Modelos de Gestão da Empresa Capitalista São Utilizados no Tráfico de Drogas?

6 de novembro de 20122min

FAUNNER ALFREDO CAVON

A atividade de tráfico de drogas tem trazido consequências sociais e econômicas. Sabe-se da dificuldade em combatê-la, pois tornou-se uma atividade econômica geradora de grandes lucros. No caso da cocaína, por exemplo, são A grandes somas de dinheiro envolvidas, o que torna a atividade visada por muitos grupos traficantes.

A expansão dos negócios e o aumento da repressão levaram a um aperfeiçoamento e sofisticação da organização, que passou a adotar modelos de gestão empregados nas empresas legais. O presente trabalho se propõe a estudar o narcotráfico enquanto organização empresarial, com o objetivo último de avaliar até que ponto estão sendo adotados os padrões organizacionais da empresa capitalista. Este objetivo geral pode ser desdobrado nos seguintes objetivos específicos:

1) compreender com ocorreu a evolução da indústria do narcotráfico;
2) descrever a estrutura do crime organizado;
3) comparar a estrutura do crime organizado do narcotráfico com os novos paradigmas da empresa capitalista.

monografia do faunner alfredo cavon copia.pdf


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter