25 de novembro de 2020

Falta de sono e depressão

29 de maio de 20091min

Divulgação Científica
Estudo feito com 300 pares de gêmeos identifica relação genética entre problemas do sono em crianças e o desenvolvimento de depressão.
2/2/2009 – Agência FAPESP – Uma nova pesquisa feita na Europa identificou uma relação genética entre problemas do sono e depressão. O trabalho é o primeiro a demonstrar, por meio do estudo de gêmeos, que problemas do sono em crianças e adolescentes podem ser usados para prever o desenvolvimento futuro da depressão.
ARTIGO ORIGINAL: O artigo The direction of longitudinal associations between sleep problems and depression symptoms: A study of twins aged 8 and 10 years, de Alice Gregory e outros, pode ser lido por assinantes da Sleep em www.journalsleep.org.

 


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter