Comunidade Terapêutica

13 de dezembro de 20092min303

Ronaldo Martins Gomes1
Resumo
O presente artigo discute a comunidade terapêutica para dependentes químicos enquanto instituição social, a partir de três eixos do processo de tratamento que, idealmente, pretende conduzir o residente à recuperação: a) o eixo teológico – a valoração da espiritualidade, b) eixo coercivo – regras e regimento interno e c) linguagem – a construção de um novo referencial, a (re)educação. Tais elementos atuam como parte de um processo que busca criar condições de autonomia, isso é, devolver para o consumidor de substâncias psicoativas o controle sobre sua vontade. A possibilidade de abandono do uso/abuso implica em duas situações necessárias: a) uso parcial (uso controlado) ou superação do uso (abstinência total). No que respeita aos métodos utilizados nesse artigo, se usará o histórico e o descritivo. O texto manterá um diálogo, ainda que superficial, com Goffman sobre o conceito de instituição total e como esse se aplica ou não à comunidade terapêutica. Como o assunto se refere a investigação sobre as ações concretas de um  tipo de instituição que se propõem a desenvolver alguma forma de (re)educação, é de relevância discutir a comunidade terapêutica para dependentes químicos enquanto fenômeno sócio-educativo e, ao se considerar qualquer projeto dessa natureza não se pode deixar de questionar quais são os interesses e os valores que estão envolvidos.
1Bacharel em ciências jurídicas, licenciado em filosofia, especialista em história, cultura e educação, especializando em educação de
jovens e adultos, atua como educador em comunidade terapêutica desde 1987.

Artigo_CT.pdf


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content