Translation and transcultural adaptation into Portuguese language of the Cocaine Selective Severi- ty Assessment

8 de dezembro de 20132min0

Tradução e adaptação transcultural para a língua Portuguesa da Cocaine Selective Severity Assessment   

Rego LCMV, Neto AFR, Miranda HLL, Melo MCA, Feitosa ELA, Montenegro AB, Martínez EA. Translation and transcultural adaptation into Portuguese language of the Cocaine Selective Severity Assessment. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano 2013 Nov 29; 1(2): 07-16. 

O objetivo deste estudo foi traduzir, adaptar culturalmente e verificar a equivalência semântica do inglês para o português da escala Cocaine Selective Severity Assessment (CSSA), a qual avalia a abstinência de cocaína. A CSSA foi traduzida do inglês para o português, aplicada em 10 pacientes e submetida ao brainstorming em um grupo de 3 psiquiatras para reprodução individual e verbal, item a item. Foi realizada a retrotradução (backtrans- lation) da primeira tradução e do brainstorming, sendo realizada nova tradução para o português. Todo o processo foi analisado por um comitê de psiquiatras com experiência em toxicomania, os quais emitiram pareceres com as observações pertinentes. A escala, em seu âmbito geral, foi bem compreendida pelos pacientes e profissionais. Pou- cas mudanças foram feitas da primeira tradução até a versão final nos itens 3, 4, 5, 10, 11 e 12. Para os demais itens, a tradução original foi mantida. Sentenças foram adicionadas ao final de todos os itens. Considerando os pareceres dos especialistas e um último estudo piloto, construiu-se a versão final brasileira da CSSA. Os resultados indicaram uma equivalência semântica satisfatória entre as versões, podendo a CSSA ser um instrumento útil no tratamento de abstinência de cocaína/crack.

acesse: 1167-4044-1-PB.pdf 

 


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content