28 de março de 2024

Independência Jovem – FOLIA

No decorrer do trabalho do “Independência Educação”, foi percebida a necessidade de trabalhar de forma mais direta com os adolescentes. Com apoio e financiamento do Consulado Americano de São Paulo para treinamento, nos EUA (Teen Institute), foi introduzido o trabalho de Capacitação de Líderes de Atitude, de modo a fortalecer a proposta preventiva já iniciada com o “Independência Educação”. Foram realizados dois eventos do FOLIA® nos anos de 2002 e 2004, capacitando 65 líderes que transmitem a mensagem preventiva em suas comunidades locais.

O FOLIA® trabalha a prevenção por meio da valorização de fatores de proteção, como: uso construtivo do tempo, compromisso com o aprendizado, valores internos positivos, sociabilidade, identidade positiva e prevenção ao consumo de álcool, tabaco e drogas. Os jovens recebem um treinamento de três dias, visando a fortalecer a sua auto-estima, a habilidade de comunicação, o resgate de valores, a qualidade de vida e a aquisição de informações sobre álcool, tabaco e drogas. Este programa em atuação conjunta com o “Independência Educação”, ganhou reconhecimento internacional, tendo sido premiado pela Mentor Foundation em meio a 146 outros projetos oriundos de mais de 40 países.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content