Posição do Conselho Federal de Medicina sobre a pandemia de COVID‐19: contexto, análise de medidas e recomendações

19 de março de 20202min418
cfm

Justificativa
Recebemos informações diárias sobre o avanço da pandemia de COVID‐19 no mundo e no Brasil  e também múltiplas chamadas na mídia com as orientações básicas de contenção da epidemia difundidas por órgãos oficiais da saúde, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e sociedades médicas, dentre outros. Conforme carta da OMS, de 12/3/2020, aos países membros:

Nós estamos profundamente preocupados que alguns países não estão abordando esta  ameaça com o nível de compromisso político necessário para controla‐la. Esta é uma  pandemia controlável. Países que decidiram abandonar medidas fundamentais de saúde  públicas terminaram tendo maiores problemas, com sobrecarga no sistema de saúde que  exigiram medidas mais severas para controle. Todos os países precisam atingir um
equilíbrio entre proteger a saúde, prevenir a disrupção econômica e social e respeitar os direitos humanos. Nós advertimos que é urgente que todos os países empreendam uma abordagem compreensiva e adequada às circunstâncias – tendo o controle da situação como objetivo principal (tradução livre)”.

Leia o documento na íntegra.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content