28 de março de 2024

Gilberto Natalini recebe título de Cidadão Paulistano

2 de setembro de 20223min0
Gilberto_04

O médico e ex-vereador Gilberto Natalini recebeu nesta quinta-feira (1) o título de Cidadão Paulistano na Câmara Municipal de São Paulo. Formado pela Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Natalini se destacou como vereador e ambientalista atuante. Na Câmara, exerceu cinco mandatos. No ano passado decidiu deixar o legislativo. Com extenso currículo de ativismo político e social, atualmente integra o Conselho Administrativo da SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Em 1970, ainda como estudante, participou de ações estudantis em luta contra a ditadura militar. Neste período, iniciou sua participação em movimentos populares – ação que perdura até hoje através do trabalho médico voluntário que realiza no Ambulatório Médico do Centro Social Bom Jesus do Cangaíba, inaugurado em 1976. Natalini chegou a ser preso durante a ditadura militar. Foi torturado e perdeu parte da audição dos dois ouvidos.

A homenagem partiu do vereador Daniel Annenberg e reuniu vários políticos, entre eles o senador José Serra, o prefeito Ricardo Nunes, a deputada federal Luiza Erundina, o ex-deputado federal Eduardo Jorge, os vereadores Toninho Vespoli, e Eduardo Suplicy e o ex-deputado Walter Feldman.”

Tenho orgulho de ser amigo do Gilberto. Foi ele que me apresentou a primeira sala de cirurgia quando eu ainda era estudante de Medicina. Além de profissional carismático, Gilberto sempre lutou pelos mais pobres e combateu o autoritarismo”, lembrou o superintendente da SPDM e do Hospital São Paulo, Nacime Mansur.

Gilberto Natalini saiu de Campos de Goycatazes, no Rio de Janeiro e chegou a São Paulo ainda adolescente. Veio em busca de ser médico. Estudou muito e entrou na Escola Paulista de Medicina. Foi autor de vários projetos na Câmara de Vereadores. Ao final da cerimônia agradeceu emocionado a todos e lembrou: “Quem vem pra São Paulo não sabe se vai ficar, mas depois que está aqui, sabe que não vai sair”.

Saiba mais sobre a trajetória do Dr. Gilberto Natalini, assistindo ao vídeo no link https://spdm.org.br/galeria-de-videos/memoria-spdm/dr-gilberto-natalini/

Para assistir a Cerimônia de Entrega de Título de Cidadão Paulistano ao Sr. Gilberto Natalini, acesse o link: https://youtu.be/FnnH8lt59iA

Fotos: Afonso Braga


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content