29 de março de 2024

Como ajudar uma pessoa dependente de drogas

29 de outubro de 20202min1
Sem-Título-1

APRESENTAÇÃO

No Brasil, estima-se que pelo menos 28 milhões de pessoas tenham um familiar dependente químico (II LENAD FAMÍLIA, 2014). As famílias, por sua vez, não medem esforços para ajudar o ente a tratar-se e lidar com sua dependência. Porém, o desgaste emocional e as consequências negativas do uso de drogas levam os familiares a situações de conflito, na maioria das vezes, por falta de novas habilidades e estratégias para oferecer uma ajuda eficaz.

Este manual contempla uma série de procedimentos e orientações que representam novos caminhos para auxiliar casos de dificuldades entre os dependentes químicos e seus familiares. São eles: comunicação assertiva, prática de mindfulness (atenção plena) e a regulação emocional (equilíbrio emocional).

Os procedimentos são validados pela literatura científica, que descreve os benefícios da intervenção por meio do mindfulness para o tratamento do uso de substâncias (KORECKI, 2020), bem como são reconhecidos pela UNODOC (2020), que considera a regulação emocional e as habilidades parentais como formas de prevenção ao uso de drogas.

Desejo que as informações apresentadas aqui possam ser úteis para a construção de um novo relacionamento entre a família e o dependente, que tanto precisa de seu apoio.

Maria de Fátima Rato Padin

Baixe aqui a cartilha.


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content