29 de março de 2024

MACONHA & A SEXUALIDADE

7 de março de 20113min3

por Alessandra Diehl

 Popularmente muito se falam dos supostos “poderes afrodisíacos” da maconha na questão sexual. Parece existir um mito associado à capacidade da droga de aumentar a libido, prolongar o orgasmo e favorecer o encontro sexual. Não se sabe ao certo se estes efeitos seriam dose- dependentes ou não. Verdade, no entanto, é que pouca literatura científica tem sido produzida envolvendo a associação do uso/abuso e dependência de maconha com temas vinculados a sexualidade humana. Três artigos interessantes listados abaixo evidenciam cenas diferentes desta droga de abuso ligadas ao universo da sexualidade.

O primeiro artigo nos mostra que o uso de maconha em pessoas de 18 a 80 anos pesquisadas tem importante relação preditiva com o uso recreacional do sildenafil (Viagra) em indivíduos não portadores de disfunção erétil. O segundo artigo mostra que em 64 homens avaliados e comparados a controles o uso crônico de maconha pode estar envolvido no dano endotelial precoce de artérias predispondo a disfunção erétil nestes usuários crônicos de cannabis. E finalmente o terceiro artigo, avaliou uma amostra de 2790 jovens, homens e mulheres heterossexuais, com idades entre 16 a 24 anos, que mostra que as chances de comportamento sexual de risco foi maior em usuários de maconha do que em não usuários de maconha. Salvo as limitações dos três estudos e necessidade de ampliar tamanho das amostras para permitir maiores extrapolações parece haver algo complicado nesta relação maconha e sexualidade.

  1. Does marijuana use play a role in the recreational use of sildenafil?
  2. Early endothelial dysfunction as a marker of vasculogenic erectile dysfunction in young habitual cannabis users.
  3. Association between cannabis use and sexual risk behavior among young heterosexual adults.

 



Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content