Curso de Especialização em Dependência Química A DISTÂNCIA– UNIAD/UNIFESP:
O Curso Virtual de Especialização em Dependência Química, promovido pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (UNIAD - EPM/UNIFESP) é um sistema de aprendizado pioneiro na divulgação de conhecimento científico de qualidade, aprimoramento e treinamento no campo das dependências de álcool e outras drogas psicoativas, reconhecido pelo MEC.
Atualmente encontra-se em seu oitavo ano de realização, tendo atingido profissionais de 21 Estados brasileiros e formado aproximadamente 200 alunos neste período.
O Curso tem um funcionamento quase que exclusivamente virtual, sendo que os conteúdos e discussões têm uma periodicidade de funcionamento semanal, onde novos textos e materiais atualizados, representativos e cuidadosamente selecionados são disponibilizados. Os alunos discutem os temas de modo participativo e são estimulados a refletir e expandir os questionamentos nos diversos temas.
Trata-se de um sistema de aprendizado ativo, onde o aluno exerce um papel crítico contínuo e desempenha a função de estudioso do assunto, com vistas a formar um pensamento independente, abrangente e sistematizado sobre os diversos dilemas e desafios das áreas de pesquisa, assistência e prevenção aplicadas às dependências de álcool e drogas.
Todo o aprendizado é disponibilizado através de uma nova e simples plataforma virtual de aprendizado, denominada Moodle, que permite ampla conectividade, organização de mensagens e fácil visualização de novos conteúdos. Basta que o aluno disponha de um computador que possa acessar diariamente e tempo para seus estudos e participação.
O time de professores é de formação abrangente sendo composto por uma equipe básica (os coordenadores) e professores convidados de diversas regiões do país, a fim de cobrir a ampla miríade de atuações do profissional da dependência química.
Contamos com a participação ativa de uma tutora técnica, visando a facilitar e estimular a interação entre os alunos, bem como com o time de professores, auxiliando na completa adaptação ao ambiente virtual.
Os desafios da área de dependência química:
O campo da dependência química é um campo ainda permeado por muito preconceito, empirismo, resistência dos formadores de opinião, familiares e também dos próprios profissionais. Não é incomum encontrar muitos conceitos desatualizados e uma grande carga moral no modo como os profissionais de saúde percebem o dependente de álcool e outras drogas. Assim, não é por acaso que os dependentes se sentem frequentemente mal atendidos e pouco acolhidos nos serviços típicos de saúde mental.
Muitos profissionais de saúde não gostam de atender o dependente de álcool e outras drogas e aqueles que conseguem se libertar de preconceitos arraigados, o mais das vezes trabalham de modo isolado, baseado apenas em sua experiência profissional e sem ter recebido um treinamento adequado e equilibrado em seus anos de formação.
A mudança no modo de assistência ao dependente deve partir do nível individual de atuação de cada profissional, uma vez que estas unidades de conhecimento (cada profissional) podem se mover com mais desenvoltura e agilidade que os blocos mais rígidos formados pelas instituições assistenciais e políticas.
Um dos grandes desafios do profissional atual é lidar com o crescente número de artigos científicos e a dificuldade de encontrar respostas efetivas à demanda de atualização e, ao mesmo tempo, manter um conhecimento sólido, flexível e dinâmico. Ademais, ter condições de responder a estas exigências de forma humanizada e fornecer um atendimento diferenciado à sua clientela.
Outro dos freqüentes dilemas é o de como participar de uma organização (governamental ou não governamental) e exercer um serviço comunitário de qualidade e com um custo-benefício factível.
Transformar este cenário pode resultar não apenas em melhor assistência como em melhor produção de conhecimento, e, finalmente, reverter para a sociedade na forma de melhores políticas públicas que abranjam a questão da dependência química de forma madura.
Público-alvo:
Profissionais de saúde e demais áreas que atuem na assistência, pesquisa, prevenção ou ensino relacionados à dependência de álcool e drogas.
Pré-requisitos:
Disponibilidade de tempo, Capacidade de ler textos em inglês, Atuação atual ou pregressa na área das dependências químicas.
Metodologia
Apresentação de casos clínicos e aulas on-line sob a supervisão, coordenação de professores e tutor.
Metodologia de Avaliação:
Participação em fórum para realização de tarefas online, duas avaliações teóricas e uma prática presenciais e a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso.
CertificaçãoOs alunos aprovados receberão certificado de Especialização em Dependência Química pela UNIFESP / EPM (Parecer CES/CNE nº 339/02, Portaria nº 3287/02.), reconhecido pelo MEC.
Duração
12 meses para realização do curso e 03 meses de orientação, preparo e entrega da monografia (TCC).
Inscrições: de 02/08/2010 a 21/12/2010
http://procdados.epm.br:80/dpd/proex/index.htm
Matrículas: de 10/01/2011 a 14/01/2011
Início das aulas: 15/02/2011 a 30/05/2012
Investimento:15 parcelas de 500,00 reais.
Roteiro resumido do Curso Virtual:
Adaptação ao ambiente virtual de aprendizagem.
Noções de epidemiologia.
História Clínica e Anamnese aplicadas à área das Dependências químicas.
Dependência Química: Conceito e Diagnóstico.
Modelos Etiológicos da Dependência Química.
Neurobiologia da dependência química.
Comorbidades Psiquiátricas e Dependência Química: Visão Geral.
A cultura do consumo de drogas e da dependência.
Evolução do consumo de drogas
Álcool: neurobiologia e aspectos clínicos
Álcool: síndrome de abstinência do álcool.
Nicotina: Neurobiologia e aspectos clínicos.
Esteróides Anabolizantes: Neurobiologia e aspectos clínicos.
Benzodiazepínicos: Neurobiologia e aspectos clínicos.
Opiáceos: Neurobiologia e aspectos clínicos.
Cocaína: neurobiologia e aspectos clínicos.Esteróides anabolizantes e Inalantes: neurobiologia e aspectos clínicos.
Anfetaminas, Ecstasy e Club Drugs: Neurobiologia e aspectos clínicos.
Maconha: neurobiologia e aspectos clínicos.
Alucinógenos: neurobiologia e aspectos clínicos.
Abordagens terapêuticas empregadas no campo das dependências de álcool e outras drogas:
Entrevista Motivacional
Prevenção de recaídas.
Estratégias de Redução de Danos
Terapia Cognitiva Comportamental
Psicanálise aplicada às Dependências Químicas
Grupos de Auto-ajuda
Case Management
Abordagens Familiares no campo das Dependências
Estratégias de Prevenção aplicadas à Dependência de Álcool e Outras Drogas
Políticas Públicas relacionadas à Dependência Química: Histórico, Impacto e Horizontes.
Comorbidades Psiquiátricas: Transtornos de Personalidade e DQ
Comorbidades Psiquiátricas: Transtorno Afetivo Bipolar, Transtornos Ansiosos e DQ
Comorbidades Psiquiátricas: Transtornos de Conduta e TDAH
Prevenção nas Escolas
Organização de Serviços para o dependente químico
Práticas atuais e fontes de atualização continuada.
Coordenação Geral:
Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira – Prof. Titular do Departamento de Psiquiatria – EPM/UNIFESP.
Professores Coordenadores:
Dr. Hamer Nastasy Palhares Alves – UNIAD – EPM/UNIFESP
Dr. Tadeu Lemos – UFSC
Drª. Vilma Aparecida da Silva – UFF.
Tutoria Técnica:
Silvia Maria Coelho Costa – Departamento de Informática aplicada à Saúde – DIS – EPM/UNIFESP.
Contato:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
MAIORES INFORMAÇÕES
UNIAD Cursos -Rua Borges Lagoa,470 cj 82
F: 11 5571-0493/5084-3001







