30 Anos da UNIAD: relembrando seus cursos

24 de abril de 20243min18
SITE UNIAD

*Por Adriana Moraes

Em comemoração aos 30 anos da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD), vamos recordar alguns dos cursos que a instituição tem oferecido ao longo dos anos.

Fundada em 1994, a UNIAD tem como missão promover estudos, pesquisas e iniciativas de prevenção, tratamento e reabilitação voltadas para o uso prejudicial de substâncias psicoativas. Além disso, destaca-se pela sua especial dedicação à oferta de cursos de qualidade.

Os cursos oferecidos pela UNIAD abrangem uma variedade de tópicos relacionados à dependência química e à saúde mental, incluindo aspectos médicos, psicológicos, sociais e jurídicos. Esses cursos são desenvolvidos por especialistas renomados e são projetados para fornecer uma compreensão abrangente dos desafios associados ao uso de drogas e álcool, bem como das melhores práticas para prevenção, tratamento e intervenção.

Desde a sua fundação, a UNIAD tem desempenhado um papel importante na formação de profissionais qualificados e na divulgação do conhecimento científico sobre dependência química, contribuindo assim para a melhoria dos serviços de prevenção e tratamento oferecidos à população.

Relembre alguns cursos:
Aconselhamento em dependência química;
Crack: do consumo ao tratamento;
Acompanhamento terapêutico nas clínicas das dependências;
Fundamentos da clínica em dependência química;
Terapia cognitivo comportamental aplicada ao tratamento da dependência química;
Especialização em dependência química;
MBA em dependência química.

Novidade
Os profissionais da UNIAD: Dr. Ronaldo Laranjeira, Dr. Cláudio Jerônimo, Dr. Quirino Cordeiro e a Dra. Maria Fátima Padin, estarão à frente do curso de extensão no Ciclo de Jornadas sobre o Manejo de Casos Complexos em Dependência Química da Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (FPCS), composto por três encontros.

27/04/2024 – Diagnóstico de casos complexos em dependência química;
22/06/2024 – Tratamento e Recuperação de casos complexos de dependência química;
24/08/2024 – Gestão da Qualidade de Serviços em Dependência Química.

Informações: https://fpcs.edu.br/ciclo-de-jornadas-de-manejo-de-casos-complexos-em-dependencia-quimica/

Parabéns ao Dr. Ronaldo Laranjeira e a toda sua equipe pelo excelente trabalho!

*Adriana Moraes – Psicóloga da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) – Especialista em Dependência Química – Colaboradora do site da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas).


Sobre a UNIAD

A Unidade de Pesquisa em álcool e Drogas (UNIAD) foi fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e John Dunn, recém-chegados da Inglaterra. A criação contou, na época, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Inicialmente (1994-1996) funcionou dentro do Complexo Hospital São Paulo, com o objetivo de atender funcionários dependentes.



Newsletter


    Skip to content